Vasco da Gama × na web de torcedores da Vasco da Gama.
Vasco da Gama
A rede social de torcedores do
Vasco da Gama

Relembre os resultados da base do Vasco em 2016

zenardo Por zenardo

em 18-12-2016 às 17:14

Relembre os resultados da base do Vasco em 2016
Relembre os resultados da base do Vasco em 2016

Mais um passo na reconstrução da "Fábrica de Craques" do Vasco da Gama foi dado nesta temporada. Além de promover diversos jogadores para a equipe profissional e ver outros tantos vestirem a camisa amarelinha ao longo do ano, o Gigante da Colina desenvolveu um excelente trabalho com suas equipes iniciais, de onde surgiram nomes como Alex Teixeira, Alan Kardec, Felipe, Pedrinho, Philippe Coutinho e Souza.

Considerando as categorias fraldinha (sub-08 e sub-09), pré-mirim (sub-10 e sub-11), mirim (sub-12 e sub-13) e infantil (sub-14 e sub-15), o saldo cruzmaltino foi o melhor do Rio de Janeiro em 2016. A equipe de São Januário encerrou a temporada com quatro títulos estaduais e dois vice-campeonatos nessa faixa etária. O sub-12 e o sub-15, que pararam na semifinal, foram os únicos times vascaínos que não conseguiram chegar na final.

O sub-09 e o sub-10 foram os primeiros a conquistarem a alcunha de melhor do Rio. Composto por jogadores nascidos em 2007, o fraldinha deixou para trás os rivais Botafogo, Flamengo e Fluminense, bateu o Geração por 3 a 1 e se sagrou bicampeão do Festbolin, principal torneio estadual na categoria. O mesmo fez o pré-mirim com a geração 2006. O sub-10 chegou ao título pelo segundo ano seguido com um triunfo sobre o Fluminense por 2 a 0.

No início do atual mês, em meio as homenagens para a Chapecoense, foi a vez do sub-11 chegar ao topo. Reforçado por Rayan, destaque na vitoriosa campanha do Vasco da Gama no Festbolin sub-10, o time formado por atletas nascidos em 2005 bateu o Flamengo por 4 a 2 e conquistou o Campeonato Metropolitano. O último título estadual foi obtido na semana passada, quando o sub-08 derrotou o Fluminense por 4 a 3 e levou o Footbolin.

Esses, entretanto, não foram os únicos resultados expressivos obtidos. Ao longo de 2016, o Gigante levantou outros nove canecos. O sub-15 ganhou as Copas Guri e Rio-Minas, o sub-14 a Taça Rio, o sub-13 a Taça Guanabara e a Copa Light, o sub-10 o Torneio Início da Copa Dente de Leite e o sub-09 o Torneio Início do Festbolin. Não se pode esquecer do Mundialito Go Cup conquistado pelo sub-12, que se sagrou campeão também da Copa Caldas Novas.

Categorias maiores também se destacaram em 2016

Se os títulos evidenciam a qualidade do trabalho desenvolvido nas categorias menores e a preocupação do clube com o futuro, o aproveitamento de jogadores na equipe profissional mostra que o presente também é bastante animador. O Cruzmaltino puxou 10 atletas do sub-20 para o time principal na atual temporada. Desses, seis entraram em campo e os outros quatro foram relacionados para jogos vascaínos em 2016.

O lateral Alan Cardoso, o volante Douglas Luiz, o meio-campo Evander e o atacante Caio Monteiro foram os mais utilizados. Os quatro, inclusive, chegaram a ser titulares durante a temporada. Ainda em relação aos jovens promovidos, vale destacar que cinco deles chegaram a ser convocados para a Seleção Brasileira. Além dos três últimos citados no início do parágrafo, Andrey e Mateus Vital também tiveram esse privilégio.

Outros seis jogadores da base vascaína, um da categoria sub-15, quatro do sub-17 e um do sub-20, chegaram a vestir a camisa amarelinha em 2016: Lucão (goleiro), Miranda (zagueiro), Caio Lopes (volante), Bruno Cosendey (meio-campo), João Pedro (atacante) e Paulinho (atacante). Alguns deles, inclusive, contribuíram para o Brasil chegar ao lugar mais alto do pódio em competições internacionais.

No que diz respeito aos resultados, reforçando a ideia de que os frutos de um bom trabalho de base são colhidos a longo prazo, é importante citar a presença do sub-20 na decisão do Torneio Otávio Pinto Guimarães. O Vasco não disputava uma final estadual na categoria desde 2010. O sub-17, por sua vez, brigou até o fim pelo título Carioca e fez sua melhor campanha na Copa do Brasil desde que a mesma passou a ser organizada pela CBF.



Fonte: Site oficial do Vasco

Sua comunidade,
no seu celular
0 VOTOS

Obrigado/a por colaborar conosco. Comprovaremos a notícia denunciada e atuaremos em conseqüência.

Novos comentários

Deseja participar desta seção?

- Se você já está registrado, entre.

Se ainda não está registrado em paixaovascao.com.br: