Vasco da Gama × na web de torcedores da Vasco da Gama.
Vasco da Gama
A rede social de torcedores do
Vasco da Gama

o vasco nosso de cada dia - 05.02

Quer criar um artigo? Tente procurar no Buscador o artigo que deseja criar para comprovar que ainda não existe. Em caso de não existir, você poderá criá-lo

Denúncia

Por favor, insira o motivo de denúncia do artigo

Por favor, copie e cole os parágrafos denunciados para ajudar a localização do artigo denunciado. Obrigad@.

o vasco nosso de cada dia - 05.02

Enviar a um amigo
A data de hoje, em 1928,  marca algo interessante na história do confronto Vasco x Corinthians. Jogando, amistosamente, no estádio do Parque Antárctica, em São Paulo, a "Turma da Colina mandou 2 x 1 pra cima do "Timão" e voltou para São Januário carregando um troféu oferecido por uma fábrica de cigarros. Algo que, atualmente, seria considerado, politicamente, incorreto.
Vasco e Corinthians se pegaram, pela primeira vez, em 14 de março de 1926, no estádio da Rua Paysandu, no Rio de Janeiro. Também, amistosamente, pois não havia, ainda, jogos interestaduais oficiais no país – Dininho e Torterolli marcaram os tentos vascaínos. Enquanto isso, no prélio que valeu o caneco, no primeiro tempo, de pênalti, Pinheiro abriu a conta para os paulistanos. No segundo, como era de costume, o Vasco virou o placar, por, por intermédio de Badu e de Bolão. E ficou coma Taça Cigarros Democráticos, graças a: Waldemar, Itália e Espanhol; Badu, Nesi e Lino; Paschoal, Thales, Bolão, Raínha e Camarinha
 
MINEIRANÇAS - Uma década depois, no 5 de fevereiro de 1938, a data teve vitória, por 2 x 1, também, sobre o Cruzeiro, amistosamente, em um sábado, em São Januário. Foi quarto duelo entre os dois clubes, iniciados em 30 de outubro de 1927, com o empate, por 1 x 1. 
Durante os  2 x 1 da parida citada acima, Alfredo, aos 14 e Raul, aos 30 viraram o placar aberto pelos mineiros, aos 3 minutos. O time vascaíno era treinado por Edgar Noronha de Freitas e formou com: José, Florindo e Furtado; Rapha, Aziz e ...; Lindo, Alfredo, Raul, Bahia e Orlando.
 
 GRADINAGEM - Em 1958, o Vasco fez uma supertemporada, sob o comando do seu ex-atleta e então treinador Gradim. Mais precisamente, Francisco de Sousa Ferreira. Faturou o Campeonato Carioca e do Torneio Rio-São Paulo. Antes, em 5 de fevereiro, o "VasGradim" foi a Porto Alegre e goleou o Grêmio, por 4 x 1, amistosamente, em uma quarta-feira.
Com Vavá (2), Almir 'Pernambuquinho  Sabará desbravando os pampas, a "Turma da Colina" bateu nos gremistas com: Hélio; Paulinho e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Rubens, Vavá, Almir (Livinho) e Pinga. Aquele foi o quinto dos oito amistosos já disputados pelos vascaínos com os gremistas
 

Bellini e Pinga
TRIPLETA NO NORTE - O Vasco do Edu Coimbra, outro ex-atletas que foi treinador da “Turma da Colina”, botava pra esmagar. Quem passou apertado com a sua rapaziada foi o amazonense Nacional. Na tarde do domingo 5 de fevereiro de 1984, levou 3 x 0, no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro.
Aquele foi um jogo badaladíssimo na região. Tanto que um árbitro atravessou o país para apitá-lo, o gaúcho Aírton Domingos Bernardoni, e a casa lotou, com 41.239 pagantes, que proporcionaram uma espantosa renda, para o norte do país, de Cr$ 42.908.000,00.


Para aquela partida, o treinador Eduardo Antunes Coimbra mandou: Acácio; Edevaldo, Daniel González (Ivan), Nenê e Aírton; Pires, Geovani e Arthurzinho; Jussiê, Cláudio José e Marcelo (Oliveira). Aos aos 24 minutos, Geovani soltou o primeiro grito na selva, seguido pelo de Cláudio José, aos 38, ambos do primeiro tempo. No segundo, Marcelo matou a cobra e mostrou a borduna, aos 20 minutos.
Um outro grande resultado cruzmaltino na data 5 de fevereiro foi a goleada, amistosamente, sobre o Grêmio-RS, por  4 x 1, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os gremistas abriram o placar, aos4 minutos, mas o "Time da Virada" mostrou porque tinha aquele apelido, mudando a história das partidas, com Vavá (2_, Almir e Sabará. A rapaziada do dia foi: Hélio, Paulinho e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Vavá, Rubens e Pinga.

Página criada por zenardo

É provável que esse artigo contenha material da Wikipedia esse material se utiliza de acordo com os termos da licença livre de documentação GNU